Especialidades
Psicoterapia Psicanalítica
-
Especialista em Clínica Psicanalítica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
O processo psicoterapêutico psicanalítico clínico é gradual, onde terapeuta e paciente tecem juntos o entendimento da história individual. É o caminhar em conjunto apontando apenas para um destino: a maturação do sujeito.
O que é dito em sessão é mantido em sigilo. No setting terapêutico o foco é o paciente e suas questões, sendo assim, não é estabelecido relação de juízo e preconceito com a demanda apresentada pelo sujeito, demanda esta que deve ser acolhida e respeitada.
Terapia Sexual
-
Pós-graduanda em Terapia Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, previsão de formação em junho de 2024.
Especialista em sexualidade humana e suas maneiras de manifestação, adoecimentos e protocolos para atendimento de queixas sexuais.
Terapia de Casal e Família
-
Pós-graduação livre em Terapia Psicanalítica para atendimento de Casal e Família pelo renomado Instituto Sedes Sapientiae, previsão de formação em março de 2026.
Estudando sobre as mais diversas formas de criação vincular, transmissão psíquica geracional, maneiras de adoecimento, conflitos e técnicas para manejo de tratamento psicológico para casal e família.
Psicologia Social
-
Atuação e coordenação do projeto social Entre Laços que oferece plantão psicológico, grupo terapêutico e orientação para pessoas em vulnerabilidade social em um cursinho popular da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
-
Membro do Centro de Referência às Vítimas de Violência (CNRVV), do Instituto Sedes Sapientiae, que oferece apoio psicológico às vítimas de violência e para quem pratica a violência.
Minha Abordagem
O atendimento é realizado pela orientação psicanalítica que permite que o sujeito se expresse livremente, trazendo seus conteúdos à sessão que serão trabalhados, elaborados e ressignificados. A psicanálise foi desenvolvida por Freud, após muitos estudos, ele descobriu que além dos comportamentos conscientes , somos regidos também pelo inconsciente.
Durante a psicoterapia psicanalítica, procura-se trazer à tona conteúdos inconscientes que agem sobre o sujeito, tais conteúdos são manifestos pelo sintoma. Quando temos acesso a estes conteúdos, nos é permitido olhar para nossos sintomas de outro ângulo, entendê-los e elaborá-los. Para isso, é levada e consideração toda história do sujeito: como foi seu amadurecimento, traumas, relações familiares e sociais contexto histórico, etc.
O principal (não o único) instrumento de trabalho da psicanálise é a fala.
Sartre nos trouxe grande ensinamento: o essencial não é aquilo que se fez do homem, mas sim, aquilo que ele fez daquilo que fizeram dele.
O que você faz daquilo que fizeram de você?
"Fazer terapia é uma aventura pessoal que não nos cura de nós mesmos, mas nos reconcilia de modo duradouro com nossa própria história"